.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda a Sexta Feira das 8:00 as 11:00 e das 13:00 as 17:00 horas

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

O Município foi fundado por Santiago Fernandes, com o nome de Bela Vista

História da Cidade

Um relato simples do que foi o passado de nossa cidade, onde muita luta, muito sangue forte, unidos num ideal sadio, deram um princípio digno do trabalho que hoje reflete a nossa querida Echaporã.

Foi em 1922, que procedendo de Catequese, Santiago Fernandes veio para os altos da serra do mirante, dando início a um patrimônio que viria com o tempo a ser a bela e progressista Echaporã.

Naturalmente, impressionado pela beleza da imensa planície, e pela riqueza que seu solo sempre ofereceu aos olhos daqueles que são amantes do trabalho, Santiago Fernandes tomou uma das mais belas atitudes, e que por certo sempre será mencionada com destaque através da história de nosso rico município, pois, contanto com a ajuda daqueles que o acompanhavam, realizou a primeira derrubada, dali surgindo uma área suficiente para a localização da primeira igreja, que tão acertadamente foi dedicada a Nossa Senhora Aparecida que desde então vem sendo alvo das mais significativas homenagens nesta terra.

Ainda nessa época, instalou um pequeno cemitério, dando um início sólido ao seu patrimônio.

História da Cidade

Foi muito festiva para a família de Santiago Fernandes e para os demais moradores, que haviam construído as primeiras casas, a data de 8 de setembro de 1924, dia em que vindo de Campos Novos, celebrou a primeira missa nesta localidade, o Padre João di Longue, então vigário de Campos Novos, batizando com o nome de Bela Vista, o então pequeno patrimônio.

O nome de Bela Vista perdurou até 30 de novembro de 1944, quando o decreto 14.334 mudou-o para Echaporã.

Dura era a luta dos que aqui residiam sob a orientação do bravo Santiago Fernandes, pois as dificuldades naturais da época duplicavam o trabalho para o progresso de Bela Vista.

Em 5 de dezembro de 1928, instituiu-se o Distrito de Paz de Catequese, ao qual ficou pertencendo Bela Vista.

História da Cidade

Nossa cidade, então patrimônio situado no centro do município de Campos Novos, apresentou-se como gigante no progresso, culminando com a transferência para Bela Vista, do município de Campos Novos, e do distrito de Paz de Catequese. Esse fato ocorreu-se em 30 de novembro de 1938, cuja mudança foi autorizada pelo decreto 9775, que dizia atender as necessidades do povo, procedendo a essa centralização da administração municipal para esta localidade.

Nova festividade estava marcada para o povo echaporense, e isto foi em 1° de janeiro de 1939, quando se instalou o município de Bela Vista, cuja administração passou a compreender cinco distritos: Bela Vista, Campos Novos, Fortuna, Lutécia e Casa Grande. Foi prefeito municipal o Sr. Guilherme Gianazzi em continuação ao mandato que procedia de Campos Novos Paulista, tendo posteriormente passado o cargo para o nosso segundo mandatário, senhor Arlindo Eiras.

A revisão territorial foi realizada durante a gestão de nosso segundo prefeito municipal, e o decreto n° 14.334 de 30 de novembro de 1944, fez do município Echaporense, então Bela Vista, apenas um terço do que era tendo sido retirados quatro distritos que passaram a integrar municípios vizinhos, tendo nessa mesma ocasião, em lugar de Bela Vista mudado o nome desta localidade para Echaporã.

Fonte: Comunicação Prefeitura Municipal de Echaporã

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Câmara Municipal de Echaporã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.